Goiás poderá produzir 34 milhões de toneladas de grãos em 2024/25

Técnicos do governo estadual e especialistas em agricultura projetam crescimento da produção de grãos na safra 2024/2025, devendo chegar a 34 milhões de toneladas, o que representa 11,4% a mais que o total colhido em 2023/2024, que foi de 30 milhões de toneladas. Os indicadores relativos às projeções para a próxima safra foram mostrados no programa TBC News de quarta-feira (16).

Segundo a superintendente de Produção da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-Goiás), Patrícia Honoroto, alguns fatores apontam o aumento da produção. “A aplicação de novas tecnologias, a utilização de cultivares mais adapatadas, a ampliação da irrigação e a adoção de técnicas avançadas no manejo das lavouras resultam no amento da produividade”, enfatizou ela. Em relação à área plantada, a projeção de crescimento gira em torno de 3,8%.

Para o especialista em agricultura Leonardo Machado, a estiagem que este ano está mais prolongada não deve afetar a produção e a produtividade das principais culturas que são soja, milho e sorgo. “É salutar que a soja seja plantada agora para garantir a colheita até o fim de fevereiro, permitindo a semeadura do milho safrinha no tempo correto”, argumentou ele.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo