Goiás participa de reunião em Brasília sobre combate às queimadas

O governador Ronaldo Caiado participou na quinta-feira (19) de reunião com ministros do governo federal e outros governadores de estados para discutir medidas e ações para enfrentar a elevada incidência de queimadas em todo o País, principalmente no bioma Cerrado. Durante o encontro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, revelou a disposição do governo federal em acatar proposta feita pelo governador Ronaldo Caiado de aumentar as penas para quem provocar incêndios de forma criminosa. O evento, realizado no Palácio do Planalto, teve cobertura especial da Brasil Central, conforme matéria no programa O Mundo em Sua Casa desta sexta-feira (20).

“Goiás tem sim problemas com focos de incêndio, inclusive com grande intensidade nas áreas de maior produção. Mas é preciso esclarecer e desmentir a falácia da tese de fogo intencional ateado pelos produtores rurais”, asseverou Caiado. Rui Costa revelou que o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já prepara e vai encaminhar à Casa Civil a proposta de mudança da legislação para introduzir penas mais duras para incêndios provocados de forma criminosa.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que “nesse momento, a postura do governo federal é trabalhar em conjunto com os governadores e órgãos ambientais de preservação ambiental. Já desenvolvemos esforço de ações preventivas, com reuniões com Corpo de Bombeiros e outros órgãos”, enfatizou ela. Conforme dados do Instituto Nacionais de Pesquisas Especiais (Inpe), de 1º de janeiro a 14 de setembro deste ano, o número de incêncios já superou o quantitativo de todo o ano de 2023, afetando áreas maiores.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo