Boa Noite Goiás destaca combate a incêndios, ações da Agrodefesa e da Seduc

As investigações e o combate aos focos de incêndio que atintem boa parte do território brasileiro foram o tema do Boa Noite Goiás de terça-feira (27), que recebeu o delegado de repressão a crimes ambientais da Delegacia de Meio Ambiente, Luziano de Carvalho e o tenente do Corpo de Bombeiros Luiz Henrique Salomão. O tenente informou que, em Goiás, já foram registrados mais de 6 mil ocorrências de incêndio em vegetação desde o início do ano. Ele comentou também sobre o risco conhecido como “fator 30”, que é quando as temperaturas passam de 30ºC, há ventos acima de 30 km/h e umidade do ar abaixo de 30%. “Neste cenário não existe possibilidade segura de ninguém em colocar fogo em nada. Todo grande incêndio começou com um pequeno foco”, alertou. O delegado reforçou que causar incêndios é crime, sujeito a severas punições e que estão sendo investigados todos as grandes ocorrências recentes no estado. “Queremos conclamar a população para todos juntos se conscientizarem para, pelo menos por agora, acabar com fogo neste período”, concluiu.

Na quarta-feira (28), o Boa Noite Goiás recebeu o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta. Ele explicou sobre as atribuições do órgão, que atua com a criação de protocolos preventivos para doenças e também fiscalização sanitária. “O trabalho que a Agrodefesa realiza no estado de Goiás busca garantir a sanidade das nossas plantações, dos nossos rebanhos e a qualidade do alimento que hoje vai à mesa do consumidor. A Agrodefesa tem hoje um exército de agentes, fiscais agropecuários espalhados em todo o território goiano”, detalhou. A Agência está presente em 237 municípios e atua na fiscalização de cerca de 400 indústrias no estado. O presidente comentou também sobre a parceria comercial com de Goiás com a China, o cenário do agropecuário goiano, como as queijarias goianas, fruticultura e agroindústrias, e também sobre o trabalho dos laboratórios de diagnóstico veterinário, de qualidade de alimentos e análise de sementes do órgão.

A titular da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Fátima Gavioli, foi a convidada do Boa Noite Goiás na quinta-feira (29). A pauta principal da entrevista foram os investimentos do governo estadual que garantiram o primeiro lugar de Goiás no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ela comentou que o governo investiu, nos últimos 6 anos, cerca de R$ 7,5 bilhões na área. “Esses investimentos chegaram dentro da casa do aluno, dentro do colégio, na formação dos professores, na valorização dos servidores”, assegurou. “O segredo aqui em Goiás é uma rede extremamente comprometida, professores preparados e muito motivados”, afirmou. Fátima também falou dos projetos que estão em andamento na Educação, como o reforço no ensino de inglês, francês e mandarim, além da escola do esporte, voltada para a formação de atletas alto rendimento.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo