Bon Odori é patrimônio cultural imaterial de Goiás

Está chegando um dos maiores festivais de cultura japonesa do Brasil, que também é uma celebração aos antepassados, com gastronomia, dança e música. O Bon Odori é patrimônio cultural imaterial de Goiás. A 22ª edição do evento será realizada nesta sexta-feira (23) e no sábado (24), no Clube Kaikan, no Conjunto Vila Itatiaia, em Goiânia, das 19 às 23h30. Os dois dias do festival serão transmitidos ao vivo pela TV Brasil Central, em parceria com a TV Alego, e no canal do YouTube da emissora.

No último domingo (18), houve uma apresentação dos taikos (tambores japoneses) e dança típica na Praça do Sol, em Goiânia, para divulgar o Bon Odori, conforme mostrou reportagem exibida no programa O Mundo em sua Casa desta quarta-feira (21). “Nessa 22ª edição temos a expectativa de 10 mil pessoas nas duas noites de evento. Os ingressos de sexta-feira estão esgotados, mas ainda temos ingressos para sábado”, disse o presidente da Associação Nipo-brasileira de Goiás, Leonardo Massuda. O coordenador do Bon Odori Tradicional, Michiko Watanabe, informou que este ano o evento vai homenagear o criador da série do Dragon Ball, Akira Toriyama, e convidou o público para participar.

Festival no TBC+

O TBC+ desta quarta-feira (21) recebeu o diretor de Relações Públicas do Bon Odori, Ricardo Noguchi. Ele conversou com os apresentadores Ivan Abdalla e Michelle Bouson sobre o significado e a história do festival em Goiás. Disse que a Associação Nipo-brasileira de Goiás tem mais de 60 anos em Goiânia. Antes, o Festival Bon Odori realizado na capital goiana era um evento fechado somente para colaboradores e associados. Mas a partir de 2004 passou a ser aberto ao público. Noguchi comentou sobre o tema desta edição: Anime-se, uma referência às animações japonesas. Também falou sobre as novidades que o evento traz este ano e a transmissão do festival pela TV Brasil Central, que será realizada pelo segundo ano consecutivo.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo