Goiás conquista o prêmio de estado mais digital do Brasil
Em cerimônia realizada no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (8), Goiás recebeu o prêmio de estado mais digital do Brasil, concedido pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). A conquista inédita avalia e contempla iniciativas que garantem a oferta de serviços públicos digitais pelos governos estaduais e DF, com o objetivo de agilizar as soluções e facilitar a vida das pessoas. O governador Ronaldo Caiado participou do evento por videoconferência, ocasião em que destacou a importância das tecnologias digitais e agradeceu a equipe goiana. A Brasil Central fez cobertura presencial da cerimônia, mostrada em reportagem especial do repórter Pedro Henrique Rabelo.
“Quando recebi o estado, Goiás ocupava o penúltimo lugar, uma das piores posições do Brasil em termos de digitalização dos serviços à população. Investimos nessa área e o trabalho foi consolidado. Hoje garantimos aos cidadãos a oferta de serviços, de forma rápida, eficaz e facilitada”, reafirmou o governador em entrevista ao programa TBC News na quinta-feira (8). Caiado disse também que a tecnologia proporciona redução de custos, ganho de tempo e dignidade no atendimento das demandas das pessoas. “Goiás é hoje um centro de expansão e excelência em inteligência artificial que avança dia a dia”, arrematou.
Dever cumprido
O secretário-geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, que representou o governo de Goiás no evento, enfatizou que a conquista do título de estado mais digital do Brasil é muito significativo para Goiás. “Representa um orgulho enorme e a consciência do dever cumprido”, asseverou ele. Rocha Lima fez questão de cumprimentar toda a equipe governamental que desenvolve e aplica as tecnologias, acrescentando que a meta agora é continuar avançando, inclusive com a utilização das ferramentas de Inteligência Artificial.
O secretário da Saúde, Rasível dos Reis, também presente à solenidade no Rio, destacou as diversas iniciativas digitais adotadas pela Pasta para agilizar os serviços médicos, hospitalares e laboratoriais, como forma de garantir atendimento rápido e seguro à população. Disse ainda que os próximos passos será implantar a Telemedicina e o Telesaúde, serviços que vão facilitar a vida das pessoas em qualquer localidade do estado. O evento de premiação no Rio de Janeiro reuniu diversos governadores de estado e autoridades do governo federal, como o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação, Rogério Mascarenhas, e o presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados, Alexandre Amorim.
ABC Digital