Goiás reduz em 37,5% os casos de feminicídio
Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) mostram que Goiás teve redução de 37,5% no número de assassinatos de mulheres no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 20 registros nos seis primeiros meses do ano, contra 32 em igual período de 2023.
A queda tem relação com a ampliação de políticas públicas de proteção às mulheres. Outro dado da SSP que corrobora com a queda nos casos de violência de gênero é o aumento dos acompanhamentos de medidas protetivas pela Polícia Militar. Só nos primeiros seis meses do ano foram mais de 100 mil acompanhamentos, número quase três vezes maior do que o do mesmo período do ano passado.
Em entrevista ao vivo no Jornal Brasil Central desta sexta-feira (12), a major Dyrlene Seixas Santana, comandante do Batalhão Maria da Penha da Polícia Militar, comentou sobre as atividades e programas que levaram à queda de feminicídios no estado. Segundo ela, a presença da patrulha especializada junto das mulheres agredidas aumenta a sensação de segurança delas e afasta a possibilidade de repetição da violência sofrida.
A major Dyrlene Seixas ressaltou ainda a importância da rede de apoio formada pelos programas sociais do governo, que ampara as mulheres num segundo momento e as ajuda a romper com o ciclo de violência de forma mais definitiva. Dentre os programas geridos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e OVG, ela destacou o Goiás Por Elas, Mães de Goiás e Aluguel Social, dentre outros.
ABC Digital