TBC Memória apresenta a história do Gabinete Literário Goyano
O Programa TBC Memória desta semana entrevista o ex-presidente do Gabinete Literário Goyano Rafael Fleury, neste ano em que se comemora 160 anos de sua criação. Ele foi criado, e funciona até hoje na cidade de Goiás, por Raymundo Sardinha da Costa e mais outros 100 cidadãos da antiga capital goiana, em 10 de abril de 1864, sendo reconhecido por Genesco Bretas, em 1991, como a primeira biblioteca pública do estado de Goiás.
Conhecedor da história do Gabinete, Rafael Fleury fala da trajetória e dos personagens que a fizeram, e como conseguiram criar e manter funcionando até hoje essa biblioteca que a partir da segunda metade do século XIX exerceu papel crucial na circulação de livros pelas terras goianas. Na época, eram escassos e de difícil aquisição, mas, no Gabinete, os livros das mais diversas áreas do conhecimento poderiam ser locados.
Era um catalisador da leitura e da cultura na província. Também foi de extrema relevância na construção de um projeto educacional para a sociedade goiana. Entre os protagonistas, que foram sócios e membros, constam os nomes de Cora Coralina (que foi sua Vice-Presidente), Leodegária de Jesus, Luiz do Couto, Manuel Lopes de Carvalho Ramos (pai de Hugo de Carvalho Ramos), Félix de Bulhões, Constâncio Gomes, Maximiano Mendes, Antônio Ramos Caiado (Totó Caiado), Luiz Guedes de Amorim, Coriolano Augusto de Loyola, Emílio Francisco Póvoa, Consuelo Ramos Caiado (a primeira mulher presidente do Gabinete Literário Goyano, no período de 1929 a 1932), Altair Caiado de Castro, Alfredo Nasser e Goiás do Couto.
O TBC Memória é apresentado pelo jornalista Enzo de Lisita e vai ao ar pela TV Brasil Central na sexta-feira (12), às 23h, com reprise no sábado, às 9h, podendo pode ser conferido também pelo canal da TV Brasil Central no YouTube e pelo aplicativo TBC Flix.
ABC Digital