TBC e TV Alego promovem workshop sobre as novas regras eleitorais
As televisões Brasil Central (TBC) e Assembleia (TV Alego) promoveram um workshop, e o Jornal Brasil Central dessa quarta-feira (19) veiculou matéria, para esclarecer sobre as regras e as mudanças na legislação das eleições deste ano, que acontecerão em novembro. O evento, ancorado pelos jornalistas Paulo Beringhs e Rafael Vasconcelos, foi direcionado para jornalistas e contou com a participação de três advogados especialistas e do juiz eleitoral José Mendonça Neto. Para o juiz, o principal desafio é o de como combater as fake news e as deep fakes, assuntos para os quais o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se prepararam e contam também com a ajuda da imprensa e da inteligência artificial.
Paulo Beringhs disse que essa é a maneira de os jornalistas se atualizarem sobre as mudanças que ocorrem em todos os processos eleitorais do país. Coordenador de Jornalismo da TV Serra Dourada, Marco Antonio Ferreira afirmou que essa é a maneira de o cidadão se informar sobre os seus direitos básicos e a imprensa tem o dever de passar as mudanças que vão vigorar de forma inteligível para ele. O advogado Victor Hugo Santos elogiou o evento que, segundo ele, ajuda a conscientizar a sociedade, “para que o cidadão consiga votar com consciência e dentro das regras, e os candidatos se elegerem também obedecendo as regras.”
Diretor de Telerradiodifusão da Agência Brasil Central (ABC), Rafael Vasconcelos considerou a eleição como uma copa do mundo, especialmente para o cidadão. “Muitas vezes a gente cobre eleições federais, cobre eleições estaduais, mas essa é muito importante porque as pessoas moram no município, moram na cidade, então, saber as regras eleitorais, o que a gente pode e o que a gente não pode, o que muda para essas eleições, é fundamental”, disse, acrescentando que a TV Brasil Central e a TV Alego dão essa demonstração de que eleição é coisa séria”, especialmente porque serão escolhidos os novos prefeitos e vereadores das cidades goianas.
ABC Digital