Fica concluiu no domingo sua edição mais sustentável
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) terminou neste domingo (16) sua edição de número 25, tida pela organização como a mais sustentável já realizada. Realizado na Cidade de Goiás, o evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com a UFG e focou no tema das mudanças climáticas em sua programação. Além da exibição de filmes em quatro mostras competitivas, o Fica promove cursos e oficinas de cinema e shows musicais.
Foram mais de 100 filmes exibidos na mostra competitiva com prêmios em dinheiro que variaram de R$ 5 mil a R$ 35 mil. Na solenidade de premiação, a secretária Yara Nunes, titular da Secult, observou a importância do ineditismo da mostra de cinema indígena e de comunidades tradicionais como uma forma de inclusão social promovida pelo festival.
Reportagem do Jornal Brasil Central acompanhou a solenidade de premiação entrevistando, além da secretária da Secult e autoridades locais, diretores e roteiristas premiados no festival. Entre os premiados, estão dois servidores da TV Brasil Central. O jornalista Fausto Borges ganhou o prêmio de melhor direção de curta metragem com o documentário Sobre a cabeça os aviões. Caco Pereira ganhou o prêmio João Bennio com a animação Consumidos.
ABC Digital