Filmes de servidores da Brasil Central são selecionados para o 25º Fica

Dois filmes dirigidos por servidores da Agência Brasil Central (ABC) foram selecionados para participar do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). A edição de 2024 do FICA será realizada de terça-feira a domingo (11 a 16) na cidade de Goiás, com o tema Tecnologia, inovação e mudanças climáticas. Os filmes selecionados são: o curta-metragem Sobre a cabeça os aviões, do cineasta Fausto Borges, junto com Amanda Costa; e a animação de ficção Consumidos, de Caco Pereira.

O curta-metragem Sobre a cabeça os aviões está na Mostra do Cinema Goiano. O documentário visita a Escola Municipal Rural São José do Pontal, em Rio Verde (GO), dez anos depois do envenenamento de 92 pessoas, entre adultos e crianças, causado por um avião de pulverização de agrotóxicos. O curta mostra os impactos do acidente na saúde e na vida das crianças que vivem em comunidades rurais goianas. Divididas entre o encantamento com os aviões agrícolas e o medo de novas tragédias, as crianças conduzem a narrativa. O curta Sobre a cabeça os aviões tem 19 minutos de duração e será exibido na quarta-feira (12), às 17 horas.

A animação Consumidos, de Caco Pereira, participa da Mostra Washington Novaes, de curtas e médias metragens. Nela, o protagonista é Lázaro, que nunca foi um garoto de verdade. Ele só se alimenta de pílulas. Nessa realidade distópica, os pobres só se alimentam de pílulas. E o maior desejo de Lázaro é comer comida de verdade uma única vez na vida. O curta tem cerca de 15 minutos de duração e será exibido no sábado (15), às 19h30. Além das exibições durante o festival, os filmes estão disponíveis na plataforma TBC Flix, em uma parceria entre a Brasil Central e a Secult.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo