Governo assina aditivo para garantir universalização do saneamento básico

Reportagem da TV Brasil Central, exibida no TBC News desta segunda-feira (3), destacou que Governo de Goiás formalizou os serviços de fornecimento de água e esgoto nas três microrregiões do estado. As normas atendem ao novo marco legal do saneamento, que prevê que todos os municípios brasileiros devem ter até 99% da população beneficiada com água tratada e ao menos 90% de atendimento com coleta e tratamento de esgoto, até 2033.

“Hoje estamos junto com o estado do Paraná, como os únicos estados com microrregiões já formalmente instituídas, com todos os prefeitos, com votações já acontecendo, com termos de prestação direta pactuado com os municípios. São 26 estados da federação e somente Goiás e Paraná chegaram nesse ponto”, explicou Pedro Sales, secretário de Infraestrutura. O presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, comentou sobre os benefícios para município com a prestação direta e também sobre a expansão dos serviços. “Os atos assinados hoje aqui possibilitam, agora, que a Saneago possa investir em todos os municípios onde ela atua, sem limitação”.

A formalização beneficia, principalmente, as pequenas cidades, já que os investimentos serão feitos por meio de recursos do governo estadual. Dessa forma, a tarifa não deve passar por reajuste. “Isso é um desafio enorme. E, a Saneago, junto a Secretaria de Infraestrutura saberão, com muita responsabildiade, fazer levar água tratada e esgoto para a população do estado de Goiás”, comentou o governador Ronaldo Caiado, ao reforçar que o estado também investirá nas parcerias público-privadas para aumento da rede de saneamento.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo