Restaurados mais de mil pontos de ônibus em Goiânia e Região Metropolitana
Mais de mil pontos de ônibus, localizados em Goiânia e Região Metropolitana, foram restaurados. Os de concreto estão sendo substituídos pelo modelo metálico e os já desse modelo foram reformados ou receberam manutenção e limpeza. Esta é a primeira etapa do Plano de Ação Imediata, lançado em janeiro último pelo Governo do Estado, em parceria com prefeituras e empresas de ônibus da Região Metropolitana da capital.
O subsecretário estadual de políticas para transporte Miguel Ângelo Pricinote afirmou nesta segunda-feira (29), em entrevista para o Boa Noite Goiás, que a realidade das paradas eram preocupantes. “Quase 500 pontos estavam com risco de queda eminente. Havia um vazio institucional em que não se sabia quem era o responsável pelos pontos, se eram as prefeituras, se era a CMTC [Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos]. Então, o ano passado, foram feitas discussões e ficou definido que todos somos responsáveis. E, quem seria o executor, seriam as operadoras, que seriam cobradas por isso”.
Além dos pontos de ônibus, outras melhorias estão previstas no Plano, como substituição de 100% da frota por veículos novos, chegada de 150 veículos elétricos para os eixos Anhanguera e Norte-Sul e reforma de terminais. O investimento previsto é de cerca de R$ 1,5 bilhão. Uma preocupação, após a realização dessas restaurações, é com os atos de vandalismo, como depredação e pichação. Para esses casos, a população deve fazer denúncia pelo telefone: 0800-648-2222, que funciona de segunda a sexta, das 8 h às 18 h.
ABC Digital