Índices de criminalidade continuam em queda em Goiás
Relatório divulgado na quinta-feira (11) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública mostra redução de todos os principais índices de criminalidade em Goiás, o que confirma o slogan de estado mais seguro do Brasil. Os dados, referentes ao 1º trimestre de 2024 e comparados com igual período de 2023, foram apresentados pelo secretário de Segurança Pública, Renato Brum, e mostrados no Boa Noite Goiás desta quinta-feira (11).
“Tivemos redução de todos os tipos de crimes, com destaque para roubos de cargas, cuja queda foi de 92%. A segurança avançou também no que se refere à redução de homicídios, roubos em geral e zero caso de ataques a instituições financeiras em todo o estado”, comemorou o dirigente da SSP. Ele destacou também que em 165 municípios não houve nenhum registro de homicídio de janeiro a março deste ano.
Mulheres
O comandante-geral da Polícia Militar, Marcelo Granja, ressaltou a queda de 31% de crimes contra mulheres. “O Batalhão Maria da Penha tem sido fundamental no combate à violência contra as mulheres. Em 2023, acompanhamos mais de 81 mil medidas protetivas. Este ano, somente no primeiro trimestre, já são mais de 50 mil acompanhamentos, incluindo também orientações para que as vítimas de agressão denunciem seus agressores”, argumentou ele.
As principais estatísticas do Observatório da Segurança Pública são: redução de 92% dos crimes de roubos de carga; roubo de veículos, menos 34%; roubo a comércio, queda de 34%; furto a transeunte, menos 34%; feminicídio menos 31%, homicídios dolosos, menos 24%; furto em residências, menos 20%; roubo em propriedades rurais, queda de 20%; furtos em comércios, menos 16%; roubos em residências, redução de 14%: tentativa de homicídio, menos 10% e estupro, menos 9%.
ABC Digital