Governo Estadual investe na erradicação do analfabetismo em Goiás
A primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, abriu na segunda-feira (1º) em Pontalina, a 4ª etapa do programa Alfabetização e Família, que tem como objetivo oferecer condições para pessoas adultas que não tiveram oportunidade de aprender a ler e a escrever na idade escolar voltem para a escola e adquiram conhecimento. É mais um passo dado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais, para reduzir o índice de analfabetismo no estado.
“É uma ação extremamente importante para as pessoas que chegaram à idade adulta e não puderam aprender a ler e escrever. São pessoas que têm grande conhecimento que a vida lhes ensinou, e agora poderão unir essa sabedoria ao saber da leitura e da escrita pela educação formal, condição que vai melhorar a trajetória de cada um”, enfatizou Gracinha Caiado em entrevista ao programa O Mundo em Sua Casa desta terça-feira (2). Em Pontalina, estão matriculados 50 alunos, que receberam materiais e equipamentos de laboratórios.
O prefeito de Pontalina, Edson de Faria, enalteceu a importância do programa e comentou com dona Gracinha: “a senhora já imaginou a satisfação de um netinho ao receber uma carta dos avós que aprenderam a ler e a escrever na idade adulta?”. E disparou: “obrigado governador Ronaldo Caiado, pela oportunidade”. Em todo o Estado, o Alfabetização e Família já está implantado em 193 municípios, com 1.313 alunos matriculados. A meta para este ano é abrir mais 600 turmas e beneficiar cerca de 6 mil adultos em todo o Estado.
ABC Digital