Projeto Ponto de Escuta leva o combate à violência de gênero para as escolas
Um projeto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem aberto as portas para acolher alunos e familiares vítimas de violência doméstica. É o Ponto de Escuta, espaço nas escolas voltado a ouvir relatos de quem passa por situações de violência doméstica. A partir dessa escuta, os casos são encaminhados para a rede pública de proteção às vítimas de violência de gênero.
Equipe de reportagem do Jornal Brasil Central acompanhou uma atividade do projeto no Colégio Estadual Professor Vilmar Gonçalves da Silva, em Goiânia. No evento, a coordenadora regional de Educação da Seduc em Goiânia, Enicleia Morais, palestrou a um grupo de 200 alunos sobre violência doméstica citando sua própria experiência para conscientizar os estudantes sobre a importância de denunciar esses episódios e procurar ajuda.
Criado em meados de 2022 a partir da reformulação da grade curricular do ensino médio, o Projeto Ponto de Escuta atende à nova orientação de abordar o tema da violência de gênero nas escolas. Cada escola participante conta com um espaço privativo e uma pessoa capacitada para atender ao público. Esses profissionais passaram por uma formação com a Promotoria de Justiça e aprenderam a como caracterizar a violência doméstica, como agir e quais os meios para procurar ajuda.
ABC Digital