TBC faz programa especial dos 80 anos do Goianão

Na reta final do campeonato goiano deste ano, o telespectador da TV Brasil Central vai conhecer a fundo a história da disputa, que está completando 80 anos neste 2024. O programa especial de cinco episódios estreia na telinha da TBC na segunda-feira (25), na semana que antecede o primeiro jogo da grande final.

As semifinais do campeonato começaram no último fim de semana entre Aparecidense e Vila Nova e Goiânia x Atlético. Essa disputa se encerrará nos dias 25 e 27, quando serão conhecidos os finalistas que duelarão pela conquista do campeonato entre o fim do mês e a primeira semana de abril. Segundo o presidente da Agência Brasil Central (ABC), Reginaldo Júnior, a ideia do especial nasceu com o sucesso das transmissões dos jogos do Goianão, que está no segundo ano.

“Vimos que a TBC trouxe um grande presente para o público goiano, transmitindo ao vivo os jogos de um esporte que é paixão nacional e nossa também aqui em Goiás. Contar essa história bem contada, com a criatividade e a competência que temos na agência é a cereja do bolo. Esse especial vai entrar para a história também, assim como é histórico o nosso futebol goiano”, disse Júnior.

De acordo com Mazé Alves, coordenadora do Núcleo de Informação, Cultura e Entretenimento da ABC, o documentário especial sobre o campeonato goiano reforça a longa trajetória da agência em retratar a cultura do estado. “Nós trabalhamos em prol da memória cultural do estado e o esporte é um elemento apaixonante dessa cultura”, disse fazendo referência à expertise do programa TBC Memória na feitura do especial.

É que a pesquisa e elaboração do especial “Goianão 80 Anos” coube ao núcleo que faz o TBC Memória, programa da TV Brasil Central que retrata fatos e personagens marcantes de Goiás. O jornalista Enzo de Lisita diz que o especial destaca a evolução cronológica do campeonato, iniciado no fim de 1944 com a participação de apenas cinco times: os quatro da capital (Goiás, Vila Nova, Atlético e Goiânia) mais o extinto Campinas, do bairro goianiense de mesmo nome. Este primeiro campeonato foi vencido pelo Atlético, que bateu na final o Goiânia pelo placar de 4 a 2. Curiosamente, os dois fazem uma das semifinais deste ano.

Em linguagem de documentário, cada episódio que varia de 18 a 22 minutos se vale de muita pesquisa histórica e depoimentos de ex-jogadores, torcedores, historiadores e jornalistas esportivos. Tem desde figuras folclóricas com a torcedora Nega Brechó do Vila Nova a historiadores conhecidos na cidade como o professor Horieste Gomes, assumido torcedor atleticano para quem já dedicou livros. Entram ainda na seleção de depoimentos os de cronistas esportivos da casa, como Evandro Gomes e Rupert Nickerson, entre outros.

Depois da estreia, na segunda-feira (25) em dois horários (às 14h e 19h10), o especial “Goianão 80 Anos” será reprisado na semana entre as duas finais do campeonato deste ano. O documentário conta com a produção de Fausto Borges, apresentação e roteiro de Enzo de Lisita, pesquisa de Givaldo Corcínio e finalização de Célio Silveira, nomes que dividem a direção do projeto.

ABC Digital

Ficha Técnica – Goianão 80 Anos

Direção
Fausto Borges
Enzo de Lisita
Givaldo Corcinio
Célio Silveira

Produção e edição
Fausto Borges

Roteiro e edição
Enzo De Lisita

Direção de estúdio e finalização
Célio Silveira

Pesquisa e edição
Givaldo Corcinio

Videografismo
Paulo Caetano

Produção de som
Vanderley Santana

Imagens
Cleomar Fernandes
Solimar Fernandes
Rodrigo Oliveira
Raimundo Faria
Washington Soares
Karina Portilho
Weuler Gomes

Edição de Imagens
Jader Augustos
Rafael Curado

Direção de imagem
Luís Alvarenga

Operador de áudio
Rodrigo Freitas

Operador de Vídeo
Luiz Carlos de Freitas

Maquiagem
Conceição Ferreira

Narração
Rosângela Santos
José Calazans

Coordenação Departamento de Conteúdo
Mazé Alves

Superintendente artístico/programação
Lourenço Tomazett

Coordenação de operações técnicas
Anderson Mascarenhas

Gerente da TV
Marcus Edson de Barros

Diretor de telerradiodifusão
Rafael Vasconcelos

Presidente da Agência Brasil Central
Reginaldo Júnior

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo