Mais da metade dos municípios goianos estão em emergência por dengue
Os casos de dengue notificados em Goiás chegam quase a 96 mil, número que é 209% maior que o registrado no mesmo período de 2023 e quase o total registrado naquele ano. Já são 42.851 casos confirmados da doença que já fez com que 128 municípios goianos decretassem situação de emergência. “É preocupante. Nós estamos monitorando e nós não podemos ainda afirmar que nós já passamos pelo pior momento”, destacou Cristina Laval, assessora técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde em entrevista para o Boa Noite Goiás de quinta-feira (7). Cristina lembrou que nenhum dos municípios que decretou a emergência conseguiu sair na categoria. “Estamos realmente em uma guerra contra o mosquito”, resumiu.
Já são 44 mortes causadas pela denegue este ano e outras 56 estão em investigação. Cerca de 30% das vítimas fatais não possuíam nenhuma comorbidade. A Secretaria de Estado de Saúde alerta para que a população procure atendimento médico precocemente, para ter as orientações adequadas e evitar evolução grave.
Enquanto os casos crescem, a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos ainda não teve a adesão esperada. Em quase um mês de campanha, apenas 37.806 doses foram aplicadas, o que representa menos de 24% do total de unidades enviadas ao estado. Estratégias estão sendo efetivadas para ampliar os números dessa imunização, como ampliação do horário de atendimento das unidades básicas de saúde, parceria com escolas e as campanhas na mídia.
ABC Digital