22 de fevereiro é o dia “D” contra a dengue em Goiás

A data de 22 de fevereiro entra no calendário da saúde este ano como o dia “D” de combate à dengue em Goiás

O Jornal Brasil Central dessa quarta-feira (21) veiculou matéria anunciando que a quinta-feira, 22 de fevereiro, será o dia “D” de combate à dengue em Goiás, promovido pelas prefeituras e o governo do Estado, com a coordenação da Secretaria de Saúde de Goiás e a participação das secretarias municipais. Secretário de Saúde do Estado (SES), Rasível dos Reis informou que estão sendo montados gabinetes de crise estadual e municipais para tratar especificamente dessa questão, com 84 municípios já participando e outros em vias de montar. Tudo isso porque os números da dengue em Goiás este ano cresceram 159% em relação ao mesmo período do ano passado, com mais de 21 mil e 500 casos confirmados e 53 mil notificados, à espera de confirmação, e um total de seis óbitos.

Superintendente Estadual de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim disse que historicamente, os meses de fevereiro e março são o período que registra o maior pico da doença. “Então, não dá pra falar que chegamos ao pico, a gente está monitorando isso dia a dia, vai depender muito das notificações e da oportunidade das notificações também”, afirmou. Com os gabinetes, o secretário disse que se consegue monitorar o número de casos sendo atendidos, o número de internados, tanto em enfermaria quanto em terapia intensiva, e o tempo médio de permanência dos pacientes nos hospitais.

Segundo ele, isso permite organizar o fluxo dos atendimentos, de regulação e o número de leitos a serem disponibilizados para esse cuidado. Disse ainda que o dia “D” é um alerta a mais para a população, para que todos entendam que esse é um momento de crise e que todos precisam estar unidos para fazer esse combate. “A única convicção que nós temos no Estado é que, sem a população, sem essa união, a gente não consegue fazer esse combate”, afirmou. Nesse trabalho de convencimento da população também participam a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo