Estado de Goiás registra a menor taxa de desemprego desde 2012

Número de pessoas empregadas chega a 3,84 milhões, o maior quantitativo de toda a série histórica iniciada há 14 anos

Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dados compilados pelo Instituto Mauro Borges (IMB) mostra que a taxa de desemprego em Goiás no último trimestre de 2023 foi de apenas 5,6%, menor índice desde 2012 quando a pesquisa começou a ser realizada. Com esse resultado, Goiás alcançou o quarto maior nível de ocupação no País, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso. Os números foram mostrados no Jornal Brasil Central de sábado (17).

De acordo com o gerente de Estudos do IMB, Evânio Marques de Souza, na comparação com o último trimestre de 2022, houve crescimento de 5% na taxa de pessoas ocupadas, o que representa o segundo maior crescimento em relação a todos os Estados brasileiros. “O levantamento mostra que Goiás possui hoje 3,848 milhões de pessoas empregadas, número recorde para toda a série histórica”, observou ele, reforçando que a taxa de desemprego tende a continuar caindo ao longo deste ano, conforme indicadores positivos de crescimento da economia estadual.

A gerente do Programa Mais Empregos da Secretaria da Retomada, Caroline Alves, aponta o esforço do Governo de Goiás e do empresariado goiano em gerar mais postos de trabalho, como fator preponderante para alcançar esses resultados positivos. “No fim de 2023 o governo lançou o aplicativo Mais Emprego, que facilita muito a vida de quem procura uma vaga de trabalho”, enfatizou ela, acrescentando que atualmente somente em Goiânia e Região Metropolitana, estão disponíveis mais de 4 mil vagas. A Central de atendimento do Programa Mais Empregos fica no centro da Capital, com facilidade de acesso para todos que desejam trabalhar. Além disso há incentivos financeiros e capacitação para as pessoas que desejam montar o próprio negócio, gerando ainda mais empregos. 

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo