Investimentos em cultura e turismo devem superar R$ 540 milhões

Anúncio foi feito durante solenidade que marcou a abertura do Calendário Cultural 2024 do Estado

O Governo de Goiás vai investir este ano R$ 546 milhões na cultura e no fomento ao empreendedorismo nas regiões turísticas do Estado. O anúncio foi feito durante solenidade realizada nesta quinta-feira (1º) no Centro Cultural Oscar Niemeyer, conforme mostrou reportagem exibida no programa O Mundo em Sua Casa desta sexta-feira (2). Segundo a secretária de Estado de Cultura, Yara Nunes, a maior novidade deste ano é a facilidade para os artistas terem acesso ao recursos da Pasta.

De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, no Estado “a cultura e o turismo andam juntas, têm uma sinergia muito grande, até pelo processo histórico”. Ele lembrou que o Governo está investindo muito em ações na natureza, como trilhas e pescarias, e na valorização do meio ambiente, que é o carro-chefe do turismo do Estado. Estão previstos também investimentos na capacitação do pessoal que atua no turismo, conforme informou o secretário de Estado da Retomada, César Moura. “A gente quer que o trabalhador saiba receber melhor o turista nas nossas cidades, e que os microempreendedores tenham acesso, nessas regiões turísticas, ao crédito social, ao microcrédito”, declarou. 

O presidente da Federação do Comércio (Fecomércio), Marcelo Baiocchi, destacou que “investir em cultura é investir na valorização do cidadão”, e essa é a razão do Sesc Goiás investir em cultura e turismo junto com o Governo do Estado, porque sabe que isso retorna a curto, médio e longo prazos. Para a primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, “a cultura de Goiás é brilhante”. Ela acrescentou que teve a oportunidade de rodar o Estado e ver os grandes eventos, como o TeNpo, o Canto da Primavera, as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu. “Mas a gente não pode esquecer jamais desses pequenos fazedores de cultura”, ponderou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo