Secretaria da Saúde alerta população para novo surto de Covid-19

Número de casos teve avanço significativo neste início de ano, em consequência das festas de fim de ano e do afrouxamento das pessoas em relação aos cuidados sanitários que evitam o mal

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, alerta para o crescimento dos casos de Covid-19 neste início de ano e chama a atenção para a retomada dos cuidados necessários para evitar a contaminação e transmissão do problema principalmente para as pessoas da família. Somente no mês de janeiro foram registrados 3.045 casos de Covid-19, sendo que nove pessoas foram a óbito, conforme mostrou reportagem no programa O Mundo em Sua Casa nesta sexta-feira (26).

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Grécia Pessoni, disse que o aumento do número de casos é decorrente das aglomerações ocorridas nas festas de fim de ano e do retorno de férias de pais e alunos. “Uma pessoa afetada pela Covid-19 tem potencial para transmitir para diversas outras pessoas da família, amigos próximos e colegas de trabalho, aumentado o número de infectados”, enfatizou Pessoni, reforçando a importância dos cuidados médicos e a retomadas das medidas sanitárias como uso de máscaras, higienização de mãos e isolamento social. 

O médico infectologista Marcelo Daher explicou que a Covid não acabou, mas as pessoas deixaram de tomar cuidados, com a sensação de que o problema não existe mais. “A Covid-19 vai prevalecer por muito mais tempo”, reforçou ele, acrescentando que a principal variante que afeta o Brasil atualmente é Arcturus, também chamada de XBB, além de uma subvariante da própria Ômicron. “Pessoas idosas e com comorbidades correm mais riscos precisam de maior cuidado, assim como as pessoas que cuidam delas”, ressaltou o médico.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo