Expedição Safra monitora a produção de soja em Goiás

Equipes técnicas vão percorrer cerca de 80 municípios para reunir informações que possam subsidiar a tomada de decisão do produtor

Iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a Expedição Safra vai a campo novamente mapear a colheita de soja do ciclo 2023/2024 em Goiás. Iniciada nesta segunda-feira (15), o trabalho das equipes conta com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas agências Emater e Agrodefesa.

Titular da Seapa, o secretário Pedro Leonardo participou do Jornal Brasil Central desta terça-feira (16) falando da expedição. Segundo ele, o objetivo é conhecer em profundidade as condições da colheita da safra deste ciclo e reunir informações que possam contribuir para a tomada de decisão do produtor. Leonardo diz que a situação da safra atual impacta também os próximos plantios, pelo uso das sementes colhidas.

A Expedição Safra conta com equipes formadas por técnicos de diversas áreas do Sistema Faeg e entidades parceiras. Serão 10 rotas totalizando 5,8 mil quilômetros que passarão por cerca de 80 municípios goianos. Segundo o secretário Pedro Leonardo, as primeiras estimativas da safra goiana de soja apontam para uma quebra de produção entre 10% e 20% neste ciclo, dado que a Expedição Safra pretende certificar para melhor orientar o produtor.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo