Boa Noite Goiás recebe secretário estadual de Saúde

Sérgio Vêncio, titular da pasta, participou ao vivo do programa nesta quinta-feira (12)

O Boa Noite Goiás desta quinta-feira (12), recebeu o secretário estadual de Saúde Sérgio Vêncio. Ele conversou ao vivo com o apresentador Paulo Beringhs sobre diversos assuntos envolvendo a área. Ele iniciou comentando sobre a evolução da epidemia de coronavírus e alguns mitos sobre a vacinação. “A vacina contra a Covid mudou a linha de evolução da doença. Aquela mortalidade absurda, que, em alguns momentos chegou a 2% das pessoas infectadas, o que é muito grave, a partir do momento que a gente toma a vacina, essa mortalidade diminui bastante. O que se tem bem claro sobre a vacina hoje é que ela não previne a reinfecção, mas diminui mortalidade e letalidade ao ponto de a gente não necessitar daquela quantidade absurda de leitos de internação, fechar comércio e necessitar de lockdown”, explicou. 

Ele seguiu falando da importância de manter a imunização das crianças, já que o índice de vacinação teve queda considerável, com o risco de retorno de algumas doenças erradicadas no país, como sarampo e poliomielite. Outros assuntos tratados no programa foram a cirurgia de separação de gêmeas siamesas no Hospital da Criança e do Adolescente e o aumento dos casos de dengue com o período chuvoso. 

O secretário também falou sobre a mudança no sistema de regulação de vagas em unidades de saúde em Goiás, que passa a ser controlado pelo governo estadual. A secretaria estadual de saúde passa a mediar casos de média e alta complexidade em 30 unidades do estado entre hospitais e policlínicas. “A regulação é o coração do sistema de saúde, tudo passa por ali. Então, nós vamos melhorar a nossa capacidade de diagnosticar quais são as regiões que precisam de algum serviço ou onde o serviço está sobrando, para a gente redimensionar isso. E, atuar nas filas de procedimentos eletivos”. Sérgio encerrou sua participação com um balanço das ações da área em 2022. 

ABC Digital 
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo