Governo de Goiás prioriza atendimento e defesa do idoso

Silvana Dias, superintendente da SEDS, explicou na TV Brasil Central o importante trabalho realizado pelo Governo de Goiás no atendimento ao idoso

Clique na imagem para assistir a entrevista

Neste 15 de Junho, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, o Jornal Brasil Central abriu espaço para a superintendente de Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (SEDS), Silvana Cruz Fuini, que falou sobre o trabalho que executa com toda a rede de atendimento aos idosos, por meio dos municípios, que, para ela, é de fundamental importância. Explicou que quem executa as ações são os municípios: “Nós qualificamos essa rede, damos o apoio técnico necessário, capacitamos e temos também outras ações de execução direta, que é o caso do financiamento de instituições para idosos, o programa Pão e Leite, o pagamento de taxas de água, energia, esgoto”.

Outro trabalho importante nessa área, segundo ela, é o de acolhimento, feito pelos Centros de Referência Especializadas (CREAS) dos municípios e que cabe à SEDS capacitar as pessoas que atendem nos CREAS, a partir daí é que encaminham os idosos para instituições de longas permanência ou atendimento de saúde. Disse também que houve um aumento significativo de casos de violência de todos os tipos contra os idosos, especialmente durante a pandemia. “No ano passado, de todas as denúncias, mais de 30% foram contra os idosos, e este ano, até agora, a gente já está com mais de 33 mil denúncias desse tipo de violação de direitos dos idosos”, informou, acrescentando que o Disque 100 é o canal mais apropriado para se fazer denúncia de qualquer violência que esteja sendo praticada contra a pessoa idosa. Ao final, citou o trabalho que a SEDS desenvolve com o Passaporte do Idoso, que dá mobilidade aos idosos em todo o estado de Goiás.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo