Governo de Goiás promove almoço com quilombolas

O evento no Palácio das Esmeraldas reuniu representantes de 82 comunidades quilombolas de Goiás, que receberam diversos benefícios do governo do Estado de Goiás

Clique na imagem para assistir a matéria

“Ver o nosso povo aqui reunido em torno dessa ação promovida pela dona Gracinha Caiado representa acolhimento”, assim resumiu Josemiro Prado, presidente da Associação Quilombola Vazante, sobre o evento que reuniu cerca de 150 integrantes de comunidades quilombolas para almoço no Palácio das Esmeraldas, em entrevista concedida para a equipe de reportagem do Jornal Brasil Central Edição da Noite desta terça-feira (31). Um total de 12.500 famílias, cerca de 50 mil pessoas de 82 comunidades quilombolas existentes em Goiás, foram beneficiados com diversos programas do governo do Estado. Entre as ações destacam-se a entrega de certificados do curso de “Empreendedorismo Social”, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com o Sebrae Goiás e o repasse do cartão do Crédito Social para que lideranças de associações quilombolas possam começar seu próprio negócio. Na área social, todas as comunidades foram contempladas com o Programa Mães de Goiás e diversos jovens foram incluídos no programa Aprendiz do Futuro.

O prefeito de Cavalcante, Wilmar Kalunga, falou sobre o investimento do governo em educação. “Tivemos a oportunidade de ter naquelas escolas que eram bem mais distantes, dentro dos quilombos, escolas novas, ter material. Tudo que uma criança necessita, e que tem nas cidades grandes, hoje nós temos dentro do território”, analisou. O compromisso foi de continuar investindo na evolução da região. “Eles se sentem respeitados cada vez mais, o importante é continuar com essa política. A ideia é fazer o dinheiro chegar para as pessoas mais humildes e carentes”, resumiu o governador Ronaldo Caiado. A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, também falou da oportunidade de contemplar os quilombolas. “Hoje ter essa oportunidade de receber as 82 comunidades aqui é uma alegria enorme. Então, é só agradecimento por eles estarem aqui conosco atendendo esse convite”, declarou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo