ABC testa funcionários em ação contra a Covid-19
Servidores em escala presencial, sobretudo os da linha de frente da notícia, estão no foco prioritário da ação
Uma doação emergencial da Universidade Federal de Goiás (UFG) permitiu a testagem de mais de 60 servidores da Agência Brasil Central (ABC) nesta sexta-feira, 10. A ação teve a parceria da Secretaria de Estado da Saúde e se juntou a uma série de medidas que vem sendo tomadas pela Presidência da ABC para prevenir e combater a disseminação do novo coronavírus.
Os focos dos testes foram os servidores que estão trabalhando presencialmente para manter no ar as programações das rádios Brasil Central e RBC FM e da TV Brasil Central, além dos serviços do Diário Oficial e da Administração da Agência.
Também como parte do esforço contra a Covid-19, está prevista para breve a chegada de protetores faciais (face shields) e divisórias de acrílico para aumentar o nível de proteção de servidores que trabalham em espaços reduzidos, como ilhas de edição e switchers. Estes materiais serão doados por meio de parcerias com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e pela Secretaria de Indústria e Comércio (SIC). A OVG reforçará ainda o estoque de álcool gel 70% da Agência.
Estas medidas se somam a outras já adotadas, como:
- Implantação dos regimes de teletrabalho e desocupação funcional por calamidade pública (sobretudo para os servidores integrantes do grupo de risco).
- Estabelecimento de escalas de trabalho presencial nas rádios e na TV.
- Higienização frequente dos ambientes e equipamentos.
- Distribuição de máscaras de tecido para todos os servidores em trabalho presencial.
- Disponibilização de frascos de álcool gel 70% em todas as salas e corredores.
- Colocação de tapetes embebidos em água sanitária nas entradas.
- Divulgação de orientações sobre medidas de distanciamento social e higiene no ambiente de trabalho.
- Divulgação de orientações sobre dicas de saúde e bem-estar para os servidores em teletrabalho.
- Divulgação de procedimentos a serem adotados em caso de aparecimento de sintomas de Covid-19.
A Agência Brasil Central vem acatando e divulgando todas as orientações encaminhadas pelo Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT). Como medida adicional, está buscando a contratação de laboratório para realização de testes periódicos contra Covid-19 nos servidores em trabalho presencial.
ABC Digital