Todas as Coisas conversa sobre as profissões do futuro

Arte do programa Todas as Coisas com a foto da apresentadora Susete Amâncio

O Todas as Coisas da TV Brasil Central desta segunda-feira, 13, vai falar sobre as profissões do futuro. O tema é interessante porque, com o avanço tecnológico, carreiras ligadas ao mundo da tecnologia são a ambição dos novos profissionais. O programa é apresentado pelas jornalistas Susete Amâncio e Kamyla Rodrigues, e começa às 19h15.

Médico, engenheiro, professor e até astronauta são profissões que estavam na ponta da língua de muitas crianças e adolescentes quando a pergunta era: o que você quer ser quando crescer? Mas hoje a realidade é diferente.

Profissões ligadas à tecnologia são os atrativos dessa galera que começa muito cedo o contato com o mundo tecnológico. Designer de Inovação, biotecnólogo,  gestor de marketing digital, desenvolvedor de software são alguns exemplos de profissões que a nova geração quer abraçar.

Nesse cenário,  muitas  profissões nem foram criadas, mas funções diretamente ligadas às ditas tecnologias emergentes (Big data e Analytics, I.A., IoT, Indústria 4.0, veículos autônomos) e questões energéticas (otimização energética, fontes renováveis, sustentabilidade, carro elétrico), tendem a crescer.

Boa noticia

Apesar da mudança no cenário das profissões, a notícia é boa. Como no passado as máquinas criaram novos empregos que não existiam na época anterior à Revolução Industrial, os robôs também criarão. É o que prevê o relatório The Future of Jobs divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em setembro de 2018.

Estima-se que 133 milhões de novos postos de trabalho surgirão e que 75 milhões de empregos serão extintos até 2022. Isso significa que essa evolução deixará um saldo positivo de 58 milhões de novas vagas. Porém, são vagas a serem ocupadas por profissionais que acompanharam essa transformação marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.

Convidados

Para falar sobre as profissões do futuro,vai estar no estúdio do Todas as Coisas Rafael Leal Martins, que é professor de Tecnologia da Informação da Faculdade do Senac e da PUC-GO e também coordenador do curso de Ciência da Computação na Faculdade Estácio e  mestre em engenharia elétrica da computação.

Também vai participar do programa o presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Goiás, empresário e coordenador do curso de RH Prática do IPOG, Dadson Borges de Moraes; e o doutor em Ciências da Comunicação pela UNB, professor do Programa de Mestrado e Doutorado em performances culturais da UFG  e coordenador do Game Lab no Media Lab da UFG, Daniel Christino.

O programa será transmitido ao vivo, pela TV Brasil Central/TV Cultura canal 13, ou na NET canal 520, a partir das 19h15. Pode ser acompanhado também pelo Facebook  (/tvbrasilcentral); e depois no Youtube (www.yotube.com/tvbrasilcentral).

O telespectador pode participar do bate-papo enviando perguntas e comentários pelo Whatsapp (62) 3201-7704.

Agência Brasil Central

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo