Goiás tem 10 entre os 100 melhores hospitais públicos do país

Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde, mostra que o estado de Goiás conta com dez hospitais públicos de alta performance e resolutividade, em um ranking que avaliou 100 unidades públicas de saúde em todo o país, colocando o estado na segunda posição do ranking nacional. Porém, considerando a população atendida, Goiás alcançou o primeiro lugar, com oferta de uma unidade para cada 720 mil habitantes, enquanto em São Paulo, que ficou na primeira posição em número de hospitais, dispõe de uma unidade para quase o dobro desse quantitativo. Os dados foram mostrados em reportagem especial da TV Brasil Central.

“Esse resultado foi possível graças aos investimentos do governo do estado em UTIs e na descentralização do atendimento”, justificou o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis. Segundo ele, foi justamente a descentralização que permitiu a melhoria do acesso aos serviços, bem como a qualidade dos atendimentos. “Esses procedimentos favorecem a chegada dos pacientes às unidades de saúde no tempo adequado, onde encontram profissionais qualificados e equipamentos necessários ao tratamento, que é realizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatizou ele.

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, é uma das principais referências no ranking dos melhores hospitais públicos do país. Conforme o diretor-geral da unidade, Rony Rezende, o diferencial é o acolhimento de toda a família. “Quando uma criança adoece, a família adoece junto. Por isso, proporcionamos uma abordagem diferenciada para garantir melhor resultado no tratamento”, asseverou ele. Também foram classificados entre os 100 melhores do país os hospitais estaduais de Aparecida de Goiânia, Santa Helena, Luziânia, Trindade, Hugol, HDT, HGG, Hospital do Centro-Norte (Uruaçu) e Hospital Estadual da Mulher (Hemu).

ABC Digital

Governo na palma da mão