Resgate aeromédico do CBMGO fez parte da equipe que trabalhou no primeiro transplante de pâncreas do HGG
Equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás trouxe o órgão de Campo Grande
O Governo de Goiás realizou o primeiro transplante de pâncreas em uma unidade pública de saúde no estado. A ação contou com a rápida e eficaz atuação do resgate aeromédico do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), que foi fundamental para fazer o transporte do órgão.
O procedimento se tornou viável quando a Gerência de Transplantes do Estado identificou um doador compatível em Campo Grande, na madrugada de quinta-feira (23/05), acionando o CBMGO, que enviou a aeronave comandada pelo Tenente Coronel Eduardo Cardoso. O avião decolou de Goiânia às 7 horas da manhã, chegando em Campo Grande três horas depois. Às 11 horas, a aeronave já havia decolado em direção a Goiânia, onde aterrissou às 13h30, trazendo o órgão. “Mais uma vez, os bombeiros de Goiás foram fundamentais no apoio logístico da captação de órgãos na saúde estadual”, disse a gerente de Transplantes, Katiuscia Freitas. Às 19h, o procedimento teve início no HGG.
A paciente é a da dona de casa Gabriela Barbosa Oliveira Silva, de 41 anos, que foi submetida ao procedimento no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. Gabriela passou os dois dias seguintes no Centro de Terapia Intensiva, em observação e, devido à boa evolução em seu quadro clínico, foi transferida, na tarde de domingo (26/05), para um leito de enfermaria, onde aguarda alta hospitalar. O caso de Gabriela se soma ao rol de transplantes bem sucedidos do HGG, referência na saúde pública estadual.
Fotos: Divulgação/CBMGO
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás