PMGO realiza aula inaugural do 1° Curso de Ações em Ambientes Verticais
Capacitação tem como objetivo qualificar os militares para atuar em ocorrências policiais complexas e de alto risco
A Polícia Militar de Goiás (PMGO) realizou na manhã desta terça-feira (29/10) a 1° aula do Curso de Ações em Ambientes Verticais. A iniciativa visa qualificar policiais militares lotados em unidades onde a função operador táticos em ações em ambientes verticais é necessária, para a atuação em ocorrências policiais complexas e de alto risco que demanda procedimentos e recursos operacionais que ofereçam segurança e efetividade em suas ações. O Batalhão De Operações Especiais (BOPE) atua de maneira exclusiva em relação às demais unidades da PMGO como grupo tático.
Com duração de 85 horas, a capacitação é fundamental para que os militares estejam aptos para atuar em ocorrências de gerenciamento de crises, incluindo: resgate de reféns localizados; situação de suspeito barricado; a atuação em situações envolvendo indivíduos com distúrbios psicológicos, emocionais ou mentais que estejam armados; o cumprimento de mandados judiciais de alto risco; a atuação contra atirador ativo; e ações contraterroristas; que por vezes tais ocorrências são desenvolvidas em locais de difícil acesso e áreas de edificações verticais, sendo necessário a abordagem por pontos secundários e externos das edificações, portanto necessário o uso de técnicas de altura e de ações táticas verticais.
A aula inaugural foi ministrada pelo Capitão Pedro Alexandre de Farias Gobbi, veterano em operações especiais especializado em resgate e táticas verticais, com experiência em crises de alta complexidade. Além disso, estiveram presentes no evento o Coronel Leonardo Rezende Reis, Comandante de Operações de Cerrado; o Coronel Alyson Ferreira Sobrinho Carneiro, Comandante do 3° CRPM; o Coronel Alexandre Saliba Sales, Comandante de Missões Especiais; o Tenente-Coronel Ricardo Viana Aguiar, Comandante do BOPE, dentre outras autoridades e demais militares subordinados às unidades e grandes Comandos da Corporação.
Curso
A especialização terá duração aproximada de oito dias. Estão inscritos 23 alunos todos formados em cursos de operações especiais (COESP) ou curso de ações táticas especiais (CATE). Dentre eles, 14 são operadores especiais lotados no BOPE da PMGO, dois são operadores da CIOE do estado de Sergipe, um operador do BOPE do estado do Mato Grosso, dois operadores do BOPE do estado de Minas Gerais, um operador do BOPE do estado do Tocantins, dois operadores da CORE/GT3 da Polícia Civil De Goiás e um operador do COT da Polícia Federal.
Fotos: PM5
Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás