Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás celebra 35 anos de emancipação

 Solenidade comemora um momento significativo para relembrar a trajetória da corporação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) celebrou, nesta quinta-feira, (10/10), no 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) em Goiânia, os 35 anos de sua emancipação. A solenidade marcou um momento importante para relembrar a trajetória da corporação, desde sua origem até se tornar um órgão autônomo dentro da segurança pública estadual.

Presente no evento, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, reverenciou a data. “É um dia muito importante, a emancipação. É uma data histórica, emblemática”, disse o titular da pasta, enfatizando os 35 anos de autonomia da corporação.

“O bombeiro é fundamental na estrutura da segurança pública no nosso Estado. O governador Ronaldo Caiado tem feito grandes investimentos na estrutura do Corpo de Bombeiros, que tem dado respostas significativas. Passamos por momentos difíceis de estiagem, em que o Corpo de Bombeiros atuou de forma mais ativa nas queimadas e já está se preparando para o período de chuva e as possíveis enchentes. Parabéns, viva o Corpo de Bombeiros, viva o melhor Corpo de Bombeiros do país”, finalizou Brum.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Washington Luiz Vaz Júnior, também destacou a relevância desse dia. “É uma data emblemática; são 35 anos de emancipação, em que o Corpo de Bombeiros está cada vez mais estruturado, mais perene e mais forte para poder trabalhar e dar o exemplo de que o bombeiro é uma instituição ao serviço do povo goiano”, discursou.

O comandante ainda ressaltou os investimentos feitos ao longo do tempo. “A corporação comemora 35 anos de emancipação e autonomia, e nosso governador Ronaldo Caiado tem investido constantemente nessa corporação. Foram 612 novos bombeiros que chegaram nesta gestão e, em termos de equipamentos, estamos falando de um acréscimo de 40% na frota, ampliada durante o governo Ronaldo Caiado.”

Além disso, durante a solenidade, houve homenagens a aqueles que contribuíram para a construção da história do CBMGO e sua consolidação ao longo dos anos. O evento foi uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados pela corporação e os avanços alcançados desde sua emancipação, além de reafirmar o compromisso contínuo com a segurança da sociedade goiana.

História

A emancipação do CBMGO ocorreu em 5 de outubro de 1989, quando a Corporação deixou de ser parte da Polícia Militar do Estado de Goiás para se tornar uma entidade independente, conforme estabelecido pela nova Constituição do Estado. Essa mudança foi resultado de esforços coletivos que visavam aprimorar a eficiência e a especialização dos serviços prestados à população, possibilitando um foco maior nas atividades de combate a incêndios, resgates e emergências.

Fotos: CBMGO e PM5

Comunicação Setorial – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo