Caiado mostra resultados da segurança pública goiana para comandantes das PMs de todo o Brasil

Encontro em Goiânia reúne mais de 800 militares para compartilhar conhecimentos e práticas eficazes no combate ao crime

Com indicadores de criminalidade em queda expressiva desde 2019, Goiás sedia nesta quinta-feira (25/07) o Congresso do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais (CNCG) das Polícias Militares do Brasil. Na abertura do evento, o governador Ronaldo Caiado destacou as principais iniciativas que levaram aos resultados positivos: “Quando se tem integração das polícias, ação conjunta das forças, controle total das penitenciárias, batalhões especializados e inteligência, a gente atinge patamares inimagináveis num curto espaço de tempo”.

Caiado apresentou as ações e números da área para uma plateia composta por 18 comandantes-gerais de todas as regiões do Brasil e mais de 800 policiais militares. Entre 2018 e 2023, enfatizou ele, Goiás teve a maior redução na taxa de roubo de veículos (-92,39%) do país. No mesmo período, o número de crimes violentos no estado ficou abaixo da média nacional. E, desde 2019, não houve nenhum crime de “novo cangaço”, invasão de terras ou roubo a instituições financeiras.

Acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o governador afirmou que, hoje, a população goiana tem uma sensação real de segurança. Caiado lembrou que o estado passou a receber pessoas de outras localidades em busca de um bom lugar para viver, além de investidores. “Os resultados que alcançamos honram as nossas forças de segurança e trazem melhoria da qualidade de vida, da economia, da geração de empregos, e perspectivas para que muitas empresas se instalem no estado.”

Com o tema “Estratégias de Polícia Ostensiva com Impacto Direto na Redução da Criminalidade em Goiás”, o Congresso do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais (CNCG) é realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). O evento é uma oportunidade para que militares de todo país compartilhem conhecimentos e experiências sobre práticas eficazes no combate ao crime.

A abertura do evento, realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, teve a presença do secretário de Segurança Pública, Renato Brum, e de outras autoridades militares e civis. A programação segue durante o dia com palestras do comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Marcelo Granja; do comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Pedro Henrique Batista Alves de Paiva; e do responsável pelo Comando de Operações do Cerrado (COC), coronel Alexandre Saliba Sales.

Críticas ao Susp
O governador aproveitou o encontro com representantes de vários estados para expor sua preocupação sobre o avanço, em nível nacional, das discussões envolvendo a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Caiado argumentou que o Brasil tem dimensões continentais, e que cada unidade federativa possui uma demanda específica no combate à criminalidade. “Mas querem definir regras dentro da realidade de Brasília”, apontou.

Caiado defendeu que cabe ao governo federal ações como controle de fronteiras e parcerias com países vizinhos na área de segurança, mas que o comando das polícias deve ser uma prerrogativa dos estados. “Não tenho nada contra a União ter uma política pública de segurança federal. Mas o que desejam é uma ingerência direta nas ações das polícias militares. Mais uma concentração de poder”, criticou.

Fotos: Wesley Costa e André Saddi

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo