SES divulga vídeo tuberculose para emigrantes indígenas da etnia warao em Goiás

Material produzido em parceria com agência da ONU para Migrações traz explicações sobre a doença e seu tratamento para integrantes da etnia venezuelana na Região Metropolitana

Auxiliar de projeto da OIM,. Leany Moraled apresenta vídeo sobre tuberculose, em warao

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU), e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia divulgam um vídeo com informações sobre a prevenção da tuberculose.

O material é resultado de uma experiência da SMS do município da Região Metropolitana da capital, no decorrer do ano de 2023, para trazer explicações, na língua warao, sobre a doença e o seu tratamento para a população indígena migrante e refugiada do fluxo venezuelano em Goiás. O objetivo inicial do vídeo é promover o acesso à informação para aproximadamente 60 indígenas do fluxo venezuelano da etnia warao que migraram para Aparecida de Goiânia e que são também usuários do Sistema Único da Saúde (SUS).

O vídeo informa que a tuberculose é uma doença infecciosa que pode atingir pulmões, rins, ossos e olhos. A prevenção – sobretudo a vacina –, diagnósticos e tratamento são realizados pelo SUS, de forma gratuita. A tuberculose pode atingir desproporcionalmente as populações mais vulnerabilizadas, incluindo as comunidades indígenas. Por isso, o acesso à informação sobre prevenção, riscos e tratamentos é fundamental e deve alcançar diretamente quem precisa.

A Gerência de Atenção às Populações Específicas da Superintendência de Política Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais) e a Coordenação do Programa Estadual de Controle da Tuberculose e Micobactérias não Tuberculosas da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), que atuaram juntas, ressaltam que o vídeo também pode ser utilizado como ferramenta de comunicação e mediação intercultural no trabalho dos profissionais de saúde que lidam esta população indígena venezuelana, bem como para subsidiar a intervenção de outros Estados brasileiros que também atendem a essa população.

O vídeo está disponível no canal YouTube da OIM, no link https://youtu.be/ZAjCfPQ_H9g.

Ilustração: Youtube

Comunicação Setorial/Secretaria de Estado da Saúde de Goias

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo