Saúde estadual promove 1º fórum com organizações sociais contratualizadas

Avanços dos hospitais estaduais, como o Projeto Angels, do Hugo, implementação da Rede de Urgência e Emergência (RUE), projeto PACs e proposta de um fórum mensal para alinhar aumento da eficiência da rede hospitalar do Estado foram algumas das pautas debatidas

Rasível Santos ouve observação de participante do fórum, no auditório da Escola de Saúde

Os diretores das organizações Sociais (OSs) contratualizadas pela SES-GO se reuniram, na tarde desta segunda-feira (25/03), com o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, e outros gestores da pasta, no 1º Fórum de Alinhamento de 2024. Diretores dos hospitais e das policlínicas também participaram.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem, atualmente, contratos com 13 OSs para a gestão de 30 unidades de saúde, entre hospitais e policlínicas. O valor global dos contratos é de R$ 3 bilhões/ano. Os contratos abrangem todos os itens envolvidos na assistência prestada a todos os usuários da rede estadual de saúde em Goiás.

“Esse será o primeiro dos encontros que pretendemos manter com os hospitais para discutir as pautas em comum e avançar na melhor prestação de serviço aos goianos“, explicou o secretário Rasível Santos, lembrando a todos do Regime de Recuperação Fiscal do Governo de Goiás, o que requer a atenção aos gastos, sem prejuízo da assistência a cada um dos goianos.

Integração e entregas
Marco Túlio, neurologista da SES-GO e médico do Hugo, apresentou o Projeto Angels, que desenvolveu a linha do cuidado do AVC no hospital, implementando um circuito de avaliação, tomografia e intervenção num tempo médio de seis minutos. “Foram 13 anos buscando os mecanismos para chegar a esse resultado, com a meta de reverter as sequelas do AVC para centenas de pacientes”, explicou.

O avanço da regionalização da saúde com a política estadual de Atenção às Urgências e Emergências definida pela pasta foi outro ponto de discussão. “Faltava implementar mecanismos de integração e comunicação para avançarmos juntos, de modo a ajudar a organizar o sistema, tanto para a questão aguda, como crônica”, observou Rasível Santos.

A nova política da Rede de Urgência e Emergência (RUE), pactuada com os municípios, tem a centralidade no paciente e pretende reorganizar os pontos de atenção, acesso e transporte, observando o território e as regiões, de modo a reduzir o tempo-resposta às urgências em Goiás.

A SES-GO vai realizar o fórum mensalmente com as OSs para discutir e/ou redefinir fluxos de assistência, otimizando recursos e ampliando os atendimentos. “O objetivo é reduzir perdas por ineficiência, trocando expertise e integrando os potenciais de cada unidade, para fazer entregas que a população anseia”, explicou o titular da secretaria.

Iara Lourenço (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo