Mazargão e Santa Cruz de Goiás realizam ações de conscientização e combate à dengue

Doença já causou 110 óbitos até o último dia 14 de abril

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz saíram para recolher possíveis focos do Aedes aegypti

Os municípios de Mazargão e Santa Cruz de Goiás realizaram, no último dia 11, ações de conscientização e combate à dengue. Equipes de ambos os municípios da Macrorregião Centro Sudeste promoveram palestras em escolas e saíram pelas ruas para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

O diretor administrativo da Macrorregião Centro Sudeste, Severo Neiva, destaca que as ações são de responsabilidade das respectivas secretarias municipais de saúde. Segundo ele, as atividades nas escolas são fundamentais, pois as crianças ajudam a propagar a informação no ambiente familiar.

“Essa abordagem, guiada pela cooperação entre as autoridades de saúde locais e o envolvimento das escolas, são fundamentais para a prevenção e conscientização na promoção da saúde pública quando falamos sobre a eliminação do mosquito da dengue”, completa Severo.

De acordo com dados recentes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Goiás já confirmou 110 mortes por dengue até o último dia 14 de abril. Outros 142 óbitos suspeitos estão em investigação. Os municípios que registraram maior número de mortes pela doença são Anápolis (21), Luziânia (10), Valparaíso de Goiás (7) e Goiânia (6).

Só neste ano foram notificados 205.965 casos de dengue. Em 2023 houve 124.503 notificações da doença. As amostras analisadas no Laboratório Estadual Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) indicam que 46,4% dos casos são pelo sorotipo 2, considerado o mais agressivo, e 52,8%, pelo sorotipo 1, menos grave.

Foto: Prefeitura de Santa Cruz de Goiás
Isabela Melo (texto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo