Hepatite D

Descrição: Doença infecciosa viral, contagiosa, podendo apresentar-se como uma infecção assintomática ou sintomática e nestes casos até mesmo com formas graves de hepatite. O agente etiológico é o vírus da hepatite delta (HDV), um vírus RNA, da família Deltaviridae, que precisa do vírus B para que ocorra a infecção.

Transmissão: Por via parenteral, percutânea, transmissão sexual e vertical (mãe-filho).A transmissão vertical depende da replicação do vírus da hepatite B (HBV).

Prevenção: As medidas primárias visam à redução do risco para disseminação da doença, onde prevenir contra hepatite B é essencial.

Sintomas: Da mesma forma que as outras hepatites, a hepatite D pode cursar de maneira assintomática, oligossintomática e sintomática, dependendo em parte do momento de aquisição do vírus delta, se conjuntamente (coinfecção) com o HBV ou em já portadores crônicos deste vírus (superinfecção).

Tratamento: Aguda: Conduta é expectante, com acompanhamento médico. As medidas sintomáticas são semelhantes àquelas para o vírus B. Crônica: Objetiva negativar o vírus B, deverá ser realizado em ambulatório especializado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo