Hemu, Heapa e HEMNSL aderem ao Abril pela Segurança do Paciente

Ação das unidades do Governo de Goiás tem como objetivo a discussão e conscientização dos profissionais sobre o tema deste ano: Comunicação e Trabalho em Equipe

Colaboradores do HEMNSL participam de dinâmicas relacionadas à segurança do paciente

Os Hospitais Estaduais de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa), da Mulher Dr Jurandir do Nascimento (Hemu) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) deram início, na segunda-feira (15/4), à campanha Abril pela Segurança do Paciente. Promovida pelas equipes do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NSP) dos hospitais e da Gerência de Qualidade Corporativa do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), a ação visa a discussão e conscientização dos profissionais sobre a temática.

No Hemu, a diretora técnica, Cristiane Carvalho, e a coordenadora do NSP, Lilian Fernandes abriram as atividades. “A segurança do paciente é uma função e objetivo de todos nós no cuidado do paciente e atendimento de qualidade. Ela se inicia no momento que ele é recebido no hospital, desde a recepção até o momento da alta hospitalar. A comunicação e o trabalho em equipe melhora a assistência, então precisamos desenvolver uma comunicação efetiva, clara, empática e assertiva para fortalecer a segurança do paciente”, afirmou.

A abertura da ação no HEMNSL contou com a presença da diretora operacional, Juliana Paixão, e demais colaboradores. Também foram aplicadas dinâmicas relacionadas à questões de segurança do paciente. Durante toda semana, haverá treinamento in loco sobre os protocolos da segurança do paciente, dinâmicas sobre comunicação efetiva, protocolo de higienização das mãos, entre outras atividades.

Já no Heapa, o início da programação aconteceu no corredor do centro cirúrgico e contou com a presença da diretora geral Flávia Rosemberg e da enfermeira Lorena Vieira, que falou sobre a importância da promoção de eventos como esse.

“A comunicação e o trabalho em equipe estão totalmente relacionados à tomada de decisão que o gestor precisa ter, além, é claro, de estar ligada diretamente com o trabalho de todos os profissionais envolvidos. Por isso, é tão importante discutir esse tema quando falamos em conscientização sobre a segurança do paciente”, ressaltou.

Até o próximo dia 19, ainda estão programadas para as três unidades rodas de conversa, dinâmicas entre os setores, shows de talento, sessões de cinema e quizzes sobre o tema da campanha.

Yasmine de Paiva Eliel (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo