Governo de Goiás garante recursos para ajudar no custeio do Hospital Municipal de Goiatuba

Recursos do plano de fortalecimento da regionalização da Saúde são confirmados pelo secretário estadual, Rasível Santos, durante inauguração da reforma e ampliação da unidade municipal

Rasível Santos e demais autoridades na inauguração da reforma e ampliação do hospital

O Governo de Goiás vai repassar, mensalmente, R$ 360 mil para o cofinanciamento do Hospital Municipal de Goiatuba Dr. Henrique Santillo. Os recursos, que integram o plano de fortalecimento da regionalização da saúde em Goiás, foram confirmados pelo secretário da Saúde estadual, Rasível Santos, nesta segunda-feira (25/03), na inauguração da reforma e ampliação do hospital. “Nosso governador me pediu para realizar um trabalho de regionalização em todo o Estado, e essa obra será importante para fortalecer a saúde pública da região”, disse o secretário.

Ao custo de R$ 6 milhões, investidos pela Prefeitura de Goiatuba, as obras envolveram os setores de urgência e emergência e internação, que passam a contar com mais de 70 leitos para a população de Goiatuba e demais cidades da região. A expectativa é que a unidade auxilie na redução da fila de cirurgias eletivas. “Essa parceria nasce com a participação de mais 23 municípios de toda a região, entregando qualidade e resultados efetivos para melhorar a vida do cidadão goiano. É uma parceria que precisa ser estimulada”, acrescentou.

O secretário ressaltou a regionalização como marco do atual governo. Quando o governador Ronaldo Caiado assumiu, em 2019, a saúde estadual contava com 189 leitos de UTI, concentrados basicamente em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia. Atualmente, são quase mil leitos em todo o Estado. Além disso, o Plano de Fortalecimento garante a expansão de leitos públicos em unidades de saúde municipais e privadas. “Com o aumento dos recursos investidos pelo Governo de Goiás, o acesso à saúde gratuita e de qualidade cresce em praticamente todos os quesitos, com mais unidades de saúde, mais leitos, consultas, exames e cirurgias”, reforçou o secretário estadual.

Para o prefeito José Alves Vieira, com a ampliação e os recursos do Estado, será possível melhorar o número de cirurgias. “Com essa ampliação, novos equipamentos e aparelhos, vamos zerar toda a fila de cirurgia. Essa iniciativa faz com que a saúde, não somente da região, mas de todo o Estado, seja fortalecida”. Ele frisou ainda que haverá melhores condições de atendimento para a população.

“Com esse plano de fortalecimento, vamos zerar nossas filas e ajudar não só o povo goiatubense, mas toda a nossa região”, destacou a secretária municipal de Saúde de Goiatuba, Patrícia Lemes. “Trata-se de uma conquista muito grande de qualidade e dignidade para atender o nosso paciente”, disse ainda. Segundo ela, a unidade passa a contar ainda com seis veículos novos, entre eles um ônibus e duas ambulâncias.

Thiago Lagares, com informações de Riva Kran (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo