Seminário de Políticas Públicas Consensuais contou com participação de Procuradores


Por Talíta Carvalho

Os Procuradores do Estado Cleuler Barbosa e Marcílio Ferreira participaram, como seminaristas, do Seminário de Políticas Públicas Consensuais. O seminário foi realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA) e o apoio da Procuradoria – Geral do Estado (PGE). O evento também contou com a presença da juíza de direito Aline Tomás.

As exposições abordaram os principais problemas teóricos e práticos acerca das políticas públicas consensuais, como a conciliação, mediação, o acordo direito, entre outros. O Procurador Cleuler Barbosa falou sobre conflituosidade e solução consensual de conflitos no âmbito da Administração Pública. Já o Procurador Marcílio Ferreira levou à discussão a teoria norte-americana sobre análise comportamental, analisando especialmente a aplicação da teoria do nudge no âmbito da atuação administrativa. Por fim, a juíza Aline Tomás apresentou detalhes sobre o seu projeto de pesquisa que trata sobre a influência dos sentidos na realização de acordos.

Para o Procurador Marcílio Ferreira, “o evento foi fundamental para trazer reflexões à comunidade goiana acerca dos limites e possibilidades que a atuação consensual dos agentes públicos encontra na atualidade. Além disso, foi possível interagir respondendo perguntas e levantando reflexões importantes sobre o avanço na realização de acordos para os próximos anos”, disse.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo