Procuradores do Estado são recebidos pelo governador Ronaldo Caiado em tradicional almoço no Palácio das Esmeraldas

Os procuradores do Estado de Goiás foram recebidos pelo governador Ronaldo Caiado nesta segunda-feira (20/11), no Palácio das Esmeraldas, para o tradicional almoço em celebração ao Dia do Procurador do Estado de Goiás. A data é comemorada no dia 11 de novembro, quando foram completados 59 anos da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO). Na ocasião, foram apresentados os resultados obtidos em 2023 pelo órgão. 

“Somos 197 agentes responsáveis por institucionalizar a ação pública, juridicizando o agir estatal, em juízo ou fora dele, conferindo legitimidade à atuação do governo e do Estado de Goiás. A PGE, portanto, ao dar formato jurídico às promessas de natureza administrativa e relativas à sociedade de bem-estar, feitas pelo governante eleito, garante a governabilidade”, disse o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda. 

Em seu discurso, o governador parabenizou os advogados públicos pelo histórico da instituição e pelos resultados obtidos em 2023. “São vocês que dão diretrizes e o apoio jurídico para que possamos tomar decisões com total embasamento e dar sustentação àquilo que um governo se propõe a fazer. Atuamos como uma força conjunta, envolvidos naquilo que é o gesto de goianidade, para repor ao cidadão goiano o que ele paga de imposto em forma de qualidade de vida”. 

O presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), Claudiney Rocha, ressaltou o orgulho de atuar em um Estado que reconhece o trabalho desenvolvido pela PGE e pelos procuradores, que foram beneficiados com nova sede, realização de concurso público, ocupação técnica da Casa Civil e a nomeação de uma procuradora do Estado como desembargadora, relembrando a posse de Juliana Prudente no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). “Como soldados jurídicos, fazemos uma guerra permanente contra a ilegalidade, injustiça e, principalmente, contra a insegurança jurídica”, afirmou o presidente.  

Medalha do Mérito

Na ocasião, também foi realizada a entrega da Medalha do Mérito da PGE-GO aos 10 homenageados deste ano. A honraria visa condecorar aqueles que, por seus méritos ou por relevantes serviços prestados à advocacia pública, à Procuradoria-Geral do Estado de Goiás e à sociedade goiana, mereçam especial distinção. 

Foram homenageados: Juliana Prudente (ex-procuradora-geral do Estado e desembargadora do TJ-GO); Cyro Terra Peres (procurador-geral de Justiça); Saulo Marques Mesquita (presidente do TCE-GO); Reinaldo Alves Ferreira (desembargador do TJ-GO); Adriano da Rocha Lima (secretário de Estado); Melissa Andrea Lins Peliz (procuradora do Estado); Rosa Egídia Medeiros Pereira Marques (procuradora do Estado aposentada); Elke Ávila de Moura (gestora jurídica); Ludmilla Arruda Mendes (servidora da PGE); e Masalen dos Santos Dias (servidor da PGE). 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Saulo Marques, discursou em nome de todos os homenageados. “Uma grande honra receber esta Medalha da PGE-GO. Mais do que orientar o governante, a Procuradoria atua como consolidadora do regime democrático, como facilitadora da implementação de políticas públicas que atendam a população”. 

PGE-GO 60 anos

O evento contou, ainda, com o lançamento do selo comemorativo alusivo ao aniversário de 60 anos da PGE-GO, celebrados em 2024. A escolha do selo foi feita pelos servidores da instituição, por meio de votação interna. A arte vencedora foi revelada no almoço.

[galeria_wordpress caminho=bagallery/gallery-101]

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo