Procuradora-Geral defende solução negociada durante abertura da Semana Nacional de Conciliação

A Procuradora-Geral do Estado, Juliana Diniz Prudente, defendeu hoje a solução consensual de conflitos como forma de atender a sociedade de forma mais eficiente e com mais qualidade. Ela participou da abertura da 16ª Semana Nacional de Conciliação, no Fórum Cível de Goiânia, representando o governador Ronaldo Caiado. Juliana revelou que a PGE vem batendo seus próprios recordes e pontuou que no início de 2021, havia 122 mil ações em tramitação no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO) em que o Estado de Goiás é parte, número que saltou para quase 180 mil agora.

“Nós, operadores do direito, temos recursos humanos limitados e uma demanda crescente. Por isso temos investido, na PGE, na busca de soluções consensuais e no uso de operações de inteligência para tentar dar vazão a esse volume”, disse a Procuradora-Geral, observando que a  PGE tem sua Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CCMA), criada em 2018 e atuando desde o início de 2019, colhendo bons frutos. Ela destacou que a CCMA está firmando temo de cooperação com o TJ e buscando fazer as mesmas parcerias com a Defensoria Pública e o Ministério Público.

O vice-presidente do TJ, desembargador Zacarias Neves Coelho, se disse surpreso com o número de ações envolvendo o Estado de Goiás no TJ e defendeu investimentos em ferramentas de conciliação. A meta do TJ é realizar 6 mil acordos nesta semana. Os trabalhos envolvem 74 magistrados, 150 servidores e 191 mediadores e conciliadores.

[galeria_wordpress caminho=bagallery/gallery-61]

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo