PGE-GO marca presença no lançamento da Pesquisa Nacional da Advocacia Pública, em São Paulo
O procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda, participou nesta quinta-feira (7/3) do lançamento da Pesquisa Nacional da Advocacia Pública, levantamento que será realizado pela Advocacia-Geral da União (AGU), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O evento, sediado na Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-SP), em São Paulo, reuniu o advogado-geral da União, Jorge Messias, e demais representantes de Procuradorias-Gerais.
“Neste Dia da Advocacia Pública, é uma grande alegria poder dialogar com a AGU e outras Procuradorias-Gerais, a fim de ressaltarmos aquilo que nos aproxima. Trata-se de um momento propício para a institucionalidade dos órgãos da advocacia pública, que assumem cada vez mais a importante missão de defender os interesses do Estado em sentido amplo, com foco no interesse público”, diz Rafael Arruda.
A realização da pesquisa ocorre em parceria com o Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg) e com a Associação Nacional das Procuradoras e dos Procuradores Municipais (ANPM). O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro deste ano.
O levantamento permitirá conhecer a fundo aspectos relacionados à estrutura física e orçamentária; governança; recursos humanos; tecnologia e digitalização; atuação dos advogados públicos. Serão entrevistados os membros e servidores das 53 procuradorias dos estados e das capitais, além da própria AGU.
“Ao conhecer a nossa realidade, nós poderemos transformá-la. A advocacia pública – que também é a advocacia pública da cidadania, porque também entrega direitos, – pode e fará maiores e melhores entregas para a sociedade”, ressalta Jorge Messias.
Fotos: Emanuelle Sena/ AscomAGU