“O diagnóstico precoce é nossa maior arma”, diz mastologista

Câncer de mama tem cura. E quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de o tratamento ser bem-sucedido. O alerta é da presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia/Goiás (SBM-GO), Rosemar Macedo de Sousa Rahal. “Nossa maior arma é o diagnóstico precoce; se tenho de desenvolver câncer de mama, que ele seja descoberto na fase inicial, porque pode ser curado”, diz Rosemar.

A mastologista explica que a ideia de instituir o Outubro Rosa, dedicado para chamar a atenção para o câncer de mama, é estimular as pessoas a ter atitudes que vão protegê-las, não só do câncer de mama, mas de outras doenças, como diabetes e hipertensão. “O foco do Outubro Rosa é gerar atitudes para reduzir o desenvolvimento desse câncer, que é uma doença evitável”, observa Rosemar.

A médica destaca que é importante que sejam feitos os exames adequados – mamografia e ultrassonografia – e acrescenta que, por isso, uma bandeira da SBM é para que as pessoas tenham acesso aos serviços médicos, desde a mamografia até a reabilitação do câncer de mama. “Se não houver acesso, por mais que tenha boa vontade de procurar o serviço de saúde, não terá sucesso”, avalia.

Uma das atividades que a SMB está realizando neste mês – instituído como Outubro Rosa para alertar para o câncer de mama – é a Atitude Rosa, um evento com diversas atividades educativas, que será realizado no próximo domingo, 21, na Praça Cívica, das 8 às 12 horas. A Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE), por meio do Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade, apoia a iniciativa.

 

Carla Borges
Talíta Carvalho
Assessoria de Comunicação PGE

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo