Governo retoma processo da meritocracia


O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), Joaquim Mesquita, confirmou hoje (20/4) a retomada do processo de meritocracia para os servidores públicos estaduais, sejam efetivos ou comissionados, das administrações direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo do Estado de Goiás. A estimativa é que, até o fim do ano, os novos selecionados tomem posse nos cargos.

Para a retomada do processo da meritocracia, anunciada pelo governador Marconi Perillo na semana passada, serão feitas algumas adaptações em relação ao processo anterior, com objetivo de aperfeiçoá-lo.

A primeira providência é ouvir a opinião dos próprios servidores. Para isso, a Segplan disponibilizou uma ferramenta nas redes internas do Estado, por meio do Portal do Servidor e das intranets dos órgãos. As sugestões serão encaminhadas automaticamente para a Escola de Governo Henrique Santillo, que cuida do processo. Nos próximos dias, a Segplan divulgará o cronograma completo para a seleção dos gerentes meritocráticos.

“Queremos dar oportunidade, a todos os servidores, de alcançar cargos de gerência, por mérito próprio, profissionalizar mais a gestão pública para avançar na prestação de serviços ao cliente/cidadão/usuário, além de capacitar e estimular os servidores, consolidando uma nova cultura organizacional na administração pública estadual”, enfatiza Joaquim Mesquita.

Processo

O processo de meritocracia foi implantando em Goiás em 2011. A iniciativa foi pioneira e, em pouco tempo, alcançou sucesso, servindo de modelo para outros Estados, devido à sua transparência e à grande aceitação por parte dos servidores e da sociedade em geral. Na administração passada, dos quase mil gerentes selecionados, nos seis processos realizados, menos de 1% dos ocupantes dos cargos desistiu ou foi destituído, comprovando a eficácia do processo.

O governador Marconi Perillo optou pela retomada do processo meritocrático para avançar ainda mais na melhoria da gestão pública e atender às reivindicações dos próprios servidores. Assim, o Processo de Seleção de Gerentes por Capacitação e Mérito tem a intenção de preencher todos os cargos gerenciais da administração estadual do governo goiano.

O processo de meritocracia aumentou a credibilidade da população em relação à gestão governamental, uma vez que consagrou o mérito e não mais a indicação política.

Conceitos

Conforme Lawson e Garrot (1993), citados por Reis Júnior et al, meritocracia é um sistema social no qual recompensas e/ou posições hierárquicas são conquistadas apenas com base nos méritos de cada um; não se leva em conta outros fatores como origem, posição social, sexo, grupo racial, poder econômico e político.

Barbosa (1999) coloca que, no nível ideológico, a meritocracia é um modelo de gestão que se baseia em um conjunto de valores no qual as posições dos indivíduos na sociedade devem ser consequências do mérito da cada um. Isto é, do reconhecimento público da qualidade das realizações individuais.

Comunicação Setorial – Segplan

20-04-2016

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo