Dia do Procurador é comemorado com almoço no Palácio das Esmeraldas

O Dia do Procurador do Estado de Goiás foi comemorado hoje com um almoço e homenagens no Palácio das Esmeraldas. Foi um momento de confraternização e também de entrega de resultados. Dez pessoas, entre autoridades, procuradores do Estado e servidores da PGE também foram homenageados com a Medalha do Mérito da PGE.

O governador Ronaldo Caiado agradeceu o papel fundamental da PGE e dos procuradores do Estado para a renegociação das dívidas do Governo de Goiás e para a recuperação financeira do Estado, especialmente por proporcionar o ingresso no Regime de Recuperação Fiscal (RFF). “O trabalho de vocês foi determinante para a governabilidade e não teria como conseguir sem um corpo de servidores tão eficiente e capaz para atender nossas demandas”, disse o governador, dirigindo-se aos procuradores e procuradoras do Estado. “A PGE é o maior e mais competente escritório de advocacia do Estado de Goiás”, afirmou.

Caiado pontuou que muitas dificuldades foram superadas. “Fomos o primeiro Estado que renegociou sus dívidas por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) e conseguimos isso por 11 votos a zero. A Suprema Corte foi unânime em dizer que fizemos o dever de casa”, afirmou o governador, agradecendo à Procuradora-Geral, Juliana Diniz Prudente, aos seus auxiliares e a todos os procuradores do Estado.

A Procuradora-Geral, Juliana Diniz Prudente, destacou que o dia de hoje é muito especial, porque comemora-se o Dia do Procurador do Estado e os 57 anos da PGE. Ela fez um agradecimento especial ao seu Gabinete, formado pela Subprocuradora-Geral de Assuntos Administrativos, Luciana Benvinda Bettini e Souza de Rezende; pelo Subprocurador-Geral do Contencioso, Frederico Antunes Costa Tormin; e pela Chefe de Gabinete, Mheliza Mariani Mendes Loyola Rios Machado.

“Os principais atores são vocês: procuradores do Estado, servidores, procuradores”, disse Juliana, lembrando da importância dos profissionais aposentados. Ela lembrou que o slogan da PGE é “ágil, moderna e eficiente”, sempre com foco no cidadão e no interesse público. “Não se pode mais admitir ação sem resultado, gasto sem retorno”, observou a Procuradora-Geral, lembrando que atualmente há 152 das 220 vagas de procuradores ocupadas, motivo pelo qual ela agradeceu a sensibilidade do governador em autorizar a realização do 14º Concurso para Procurador do Estado substituto, que está em curso.

A Procuradora-Geral citou o aumento expressivo das demandas da PGE, pontuando que em janeiro de 2021 havia 122 mil processos tramitando no Tribunal de Justiça de Goiás tendo o Estado como parte, número que saltou para 178 mil em outubro deste ano. São 2 mil comunicações processuais por dia. “Apesar disso, temos essa entrega expressiva por causa do grande comprometimento de todos”.

Homenagens

As realizações da PGE neste ano de 2021 foram reunidas em um vídeo exibido após a fala do governador. Em seguida, foram entregues as homenagens. Foram homenageados com a Medalha do Mérito da PGE: o governador Ronaldo Caiado; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto França; o procurador-geral de Justiça, Aylton Vechi; a procuradora do Estado Ana Paula Florentino; o procurador do Estado Marcello Terto e Silva; a procuradora do Estado Sonimar Fleury; o superintendente de Gestão Integrada da PGE, Thiago Araújo; o gerente de TI da PGE, Augusto Camilo; a coordenadora de Protocolo da PGE, Paulina Nunes.

Em nome dos homenageados, o presidente do TJ, Carlos Alberto França, cumprimentou todos os procuradores e servidores da PGE. “Faço uma homenagem especial aos procuradores, que têm defendido os interesses do Estado de Goiás, logo, interesses da sociedade, da coletividade”, afirmou o presidente do TJ. “Vocês têm o reconhecimento do Poder Judiciário”.

[galeria_wordpress caminho=bagallery/gallery-66]

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo