PGE participa de campanha pelo fim da violência contra a mulher

 

Com o tema “A violência que não mata, mata mesmo assim”, o Conselho Estadual da Mulher (Conem) e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria Cidadã, lançaram na manhã desta segunda-feira (19) a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, no auditório do Museu Zoroastro Artiaga, na Praça Cívica, em Goiânia. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) participa da campanha, por meio de seu Comitê Permanente para Questões da Mulher e da Diversidade.

A mobilização envolve entidades parceiras e diversas atividades serão desenvolvidas ao longo de 21 dias para estimular o olhar e o debate sobre o tema. O secretário Murilo Mendonça participou da abertura e disse que é preciso mudar a cultura da violência contra a mulher. “Mudar esse quadro não é fácil, mas é preciso perseverar e atuar em todas as esferas sociais, com o maior número de parceiros envolvidos. Nós temos executado várias ações como as palestras para as beneficiárias do Renda Cidadã; a qualificação profissional de mulheres vítimas de violência em parceria com o Sistema “S” e Ministério Público do Trabalho; o Grupo Reflexivo para autores de violência, que praticamente zera a reincidência de violência doméstica; o Ação Cidadã voltado para a mulher que será realizado no próximo sábado (24), uma determinação do governador José Eliton. Enfim, são várias frentes de atuação que somam com tantas outras desenvolvidas por entidades e lideranças que atuam pelo fim da violência contra a mulher. O governo sozinho não muda essa realidade, mas a sociedade unida e articulada, pode mudar”, finalizou Murilo, parabenizando o conselho pela sensibilidade na condução do evento.

A presidente do Conem, Ana Rita Marcelo de Castro, destacou que a superação da violência contra a mulher é uma “tarefa árdua” e de toda a sociedade, mulheres e homens devem lutar contra a violência sexual, patrimonial, psicológica e física. “É preciso superar as relações de submissão e subalternidade. Goiás é o segundo estado no ranking de violência contra a mulher, temos que mudar isso”, afirmou.

Uma campanha publicitária e educativa foi criada para o rádio e televisão, em parceria com a Agência Brasil Central (agência de comunicação do Governo de Goiás) e Universidade Federal de Goiás (UFG). O conteúdo será distribuído no formato de spots (rádio) e vt’s (tv) e serão disponibilizados e veiculados gratuitamente por emissoras de todo o estado.

Participaram do evento entidades como Câmara de Vereadores de Goiânia, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Controladoria Geral do Estado (CGE), Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), Goiás Prev, Secretaria Estadual de Saúde, Procuradoria Geral do Estado (PGE, representada por Carla Pinheiro Bessa Von Bentzen Rodrigues, coordenadora do Comitê Permanente de Combate à Violência contra a Mulher da PGE.), Agência Brasil Central (ABC), Universidade Federal de Goiás (UFG), Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, Sintego, entre outras.

História

Os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” é uma campanha global criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o intuito de envolver e mobilizar as populações em torno do tema da violência contra as mulheres. Originalmente, a campanha tem duração de 16 dias, encerrando-se em 10 de dezembro, celebrado como Dia Internacional dos Direitos Humanos, mas no Brasil ganhou mais cinco dias para contemplar a luta das mulheres negras.

Assim, os “21 Dias de Ativismo” chamam atenção também para a dura realidade da mulher negra, daí as atividades práticas da campanha se iniciarem em 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. “Isso é o justo reconhecimento da opressão e discriminação contra a população negra, em especial as mulheres negras brasileiras, que têm suas vidas marcadas pela opressão de gênero, raça e classe social”, comenta a presidente do Conem, Ana Rita Marcelo de Castro.

 

Comunicação Setorial / Secretaria Cidadã

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