50º CNPE: PGE-GO sedia reunião do Fonacasc e debate pautas importantes sobre consensualidade
Como parte da programação do 50º Congresso Nacional de Procuradores dos Estados (CNPE), a Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) sediou nesta segunda-feira (11/11) a reunião do Fórum Nacional de Câmaras de Solução de Conflitos (Fonacasc), presidido pela procuradora do Estado de Goiás, Giorgia Adad.
A procuradora-chefe da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem (CCMA) da PGE-GO recebeu procuradores de outros estados para discutir a aprovação do Regulamento dos Enunciados do Fonacasc e a estruturação dos respectivos Grupos de Trabalho.
Na abertura, Giorgia Adad deu as boas-vindas aos colegas e aproveitou a ocasião para destacar a celebração dos 60 anos da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, um marco relevante na história da instituição.
O Fonacasc, que realiza reuniões periódicas com rodízio de sedes pelo Brasil, tem como objetivo promover o debate e a troca de experiências sobre a consensualidade na resolução de conflitos, envolvendo temas diversos como acordos em ações coletivas, processos de execução e questões ambientais.
A reunião foi enriquecida com exemplos práticos desses temas, proporcionando um espaço de aprendizado e compartilhamento de soluções.
“Esta foi uma excelente oportunidade para alinhar os Estados em relação à prática da consensualidade, um instrumento fundamental que estimula a cultura da pacificação social, gera economia aos cofres públicos e contribui para a redução da sobrecarga do Poder Judiciário”, ressaltou Giorgia Adad, destacando a importância da cooperação entre os Estados na busca por soluções mais eficientes e colaborativas para a gestão de conflitos.