Em atendimento à PGE-GO, Goiasprev lança Calculadora Previdenciária para otimizar pedidos de aposentadoria dos servidores estaduais
Atendendo à recomendação da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO), a Goiás Previdência (Goiasprev) lançou a Calculadora Previdenciária para analisar os pedidos de aposentadoria com mais agilidade e transparência.
O recurso foi apresentado na última quarta-feira (04/09) pela procuradora do Estado e gerente de Análise de Inatividade, Cynthia Dayse Rosa Nogueira, que coordena o projeto, juntamente com os procuradores César Augusto Dias Rosa e Elias Jakson de Oliveira Sousa, e o presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido.
De acordo com Cynthia Dayse, um dos principais motivos da demora na conclusão dos processos de aposentadoria é a não conformidade dos documentos exigidos para a inatividade do servidor.
A ferramenta, acrescenta ela, contribuirá neste sentido e dará mais celeridade aos processos de aposentadoria, geridos pela Goiasprev.
“Nossa missão, enquanto procuradores do Estado e responsáveis pela análise dos documentos exigidos por lei para a concessão da aposentadoria, é trazer cada vez mais soluções que venham a facilitar o trabalho das Gestões de Pessoas do serviço público estadual”.
Na explanação, foi demonstrado o passo a passo da operacionalização da Calculadora, visando a produção de um relatório linear na contagem do tempo de contribuição do servidor público estadual.
Considerando o tema uma prioridade, a autarquia previdenciária instituiu um Grupo de Trabalho para elaborar uma Instrução Normativa, com o objetivo de esclarecer, aos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta e órgãos autônomos, o procedimento de apuração do tempo de contribuição dos servidores estaduais.