PGE-GO prestigia sessão solene em homenagem aos 150 anos do TJ-GO 

A Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) marcou presença na sessão solene em homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), na Assembleia Legislativa de Goiás. Representando o governador Ronaldo Caiado, o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, participou da solenidade, realizada nesta segunda-feira (15/07), ao lado de representantes dos demais Poderes, além de desembargadores, juízes (de primeiro e segundo graus), corregedores, procuradores, defensores públicos e demais servidores.

Na oportunidade, ele parabenizou o TJ-GO pelos 150 anos de existência. “É importante destacar, sobretudo desde a Constituição de 88, a ascensão institucional do Poder Judiciário. E o Judiciário goiano, claro, tem um papel relevante nisso. Temos um Judiciário destacado, que tem sido reconhecido pelo CNJ pela sua celeridade e efetividade. Então, o que nos cabe, como agentes públicos, é agradecer e reverenciar Poder Judiciário do Estado de Goiás”.

Em seu discurso, o presidente do TJ-GO, desembargador Carlos Alberto França, lembrou que o Poder Judiciário cresceu bastante e tem produzido muito, porque deve isso à sociedade goiana. Além disso, pontuou que tudo é feito em prol dos goianos, porque a sociedade tem o direito de receber o melhor serviço.

História

A história do Poder Judiciário goiano começa com o Tribunal da Relação de Goyaz, em 6 de agosto de 1873, quando o Decreto nº 2.342, assinado por Dom Pedro II, determinou a sua criação e instalação na capital da antiga província.

A instalação do Tribunal da Relação de Goyaz ocorreu em 1º de maio de 1874, conforme Decreto nº 5.456, de 5 de novembro de 1873, tendo sido composto por apenas cinco desembargadores, dois escrivães, dois oficiais de Justiça, um secretário e um porteiro. O primeiro presidente designado foi o desembargador Ascenso da Costa Ferreira.

Fotos: Comunicação TJ-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo