SSP-GO traça planejamento dentro do Goiás Mais Competitivo

A cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás participou, na manhã desta quarta-feira (25/11), de uma reunião de trabalho para traçar metas e o planejamento no âmbito do programa Goiás Mais Competitivo, do Governo de Goiás. O objetivo é incrementar as ações de combate à criminalidade, principalmente em relação aos homicídios dolosos.

Participaram da reunião o secretário Joaquim Mesquita, os superintendentes Rogério Santana (Executivo), Marcelo Aires (Inteligência), Rejane Barcelos (Polícia Técnico Científica), o chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Goiás, coronel Victor Dragalzew e o delegado-geral adjunto da Polícia Civil de Goiás, Deusny Aparecido Silva Filho, além de integrantes das forças policiais, como peritos criminais que coordenam as perícias internas, externas, gerente do IC e assessoria de gabinete da SPTC.

Na oportunidade, o executivo público Madson Ribeiro, da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), expôs uma série de indicadores e fatores externos que influenciam na Segurança Pública. Entre esses fatores, o crescimento acelerado da economia goiana, o alto fluxo migratório para o Estado, efetivo das polícias, taxa de encarceramento e índice Gini (que mede o nível de desigualdade).

Os representantes das forças de Segurança também expuseram os programas que cada uma delas mantém, como objetivos tanto preventivos como repressivos. O objetivo é, a partir da análise de todos os dados, construir programas que impactarão nos indicadores.

Esses programas serão levados ao governador Marconi Perillo, que definirá as prioridades e a articulação entre as várias áreas do governo que atuarão em conjunto. O andamento de todos os programas será realizado por um grupo governamental, para garantir o foco na eficiência da gestão em todos os órgãos governamentais.

Goias competitivo

Governo na palma da mão